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sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Após a trilha....

Lavando a Moto
Após realizar sua trilha, o ideal é lavar a moto o mais rápido possível, isso porque a terra tem um grande efeito corrosivo caso você não lave a moto e deixe a terra grudada na mesma. É comum que apareçam pontos de ferrugem na motocicleta se a mesma não for lavada, então a tarefa primordial após o término da trilha é a lavagem da moto para evitar que parafusos fiquem enferrujados ocasionando o travamento dos mesmos e causando dificuldade de tirá-los quando necessário, ou até mesmo para realizar a manutenção da motocicleta.
Na hora da lavagem o ideal é utilizar uma máquina de alta pressão, dando atenção especial as partes que mais sofrem com a terra como o quadro elástico e a relação. Na hora da lavagem evite jogar água diretamente em componentes como CDI, retificadores, cachimbos e bobinas, é bom evitar jogar água diretamente nos cabos, pois os mesmos podem molhar por dentro deixando os cabos duros.
Depois de lavar a moto é comum achar que a tarefa está cumprida, no entanto alguns cuidados devem ser tomados para que a vida útil de alguns componentes sejam aumentados.



Cuidados após a Lavagem
Quando se faz trilha, a lubrificação da corrente vai se perdendo no caminho, e quando realizamos a lavagem, é muito provável que a corrente fique sem lubrificação alguma, e após a lavagem se a mesma não receber os devidos cuidados, em questão de horas a corrente estará enferrujada, o que poderá diminuir a vida útil da mesma. Aconselhamos que a corrente seja lubrificada primeiramente com um desengripante ( HP ou Kluber por exemplo ), o que irá penetrar nos elos da corrente, e após isso aplicar uma camada de óleo para corrente.
Tomando estes cuidados a corrente ficará protegida até a próxima trilha e a vida da relação será muito maior.
Esta é uma das tarefas mais importantes para quem pratica off-road, e muitas pessoas estragam seus motores por não tomar este cuidado tão simples.



Limpeza do Filtro de Ar
Após realizar a trilha, seu filtro de ar deverá estar cheio de poeira, e as vezes barro, dependendo da situação da trilha, então devemos efetuar a limpeza total de elemento do filtro de ar, caixa e tampa do filtro, para evitar que esta sujeira entre no motor danificando o mesmo, e acabando por diminuir sua vida útil.
Existem diversas maneiras de efetuar a limpeza do elemento do filtro de ar, nós costumamos lavá-lo com apenas água e sabão, tomando o cuidado de secá-lo muito bem e após a secagem nós deixamos a espuma úmida com óleo para filtros de ar Motul Air Filter. O custo deste produto é alto, mas somente ele garante o máximo de proteção para sua moto, se não for usar óleo específico utilize pelo menos óleo 4 tempos para umidecer o filtro. Note que é apenas umidecer a espuma, se for colocado muito óleo poderá afetar o desempenho da moto prejudicando a entrada de ar necessária para o bom funcionamento do motor. Lembre-se, manter o filtro sempre limpo a cada trilha garante o máximo de vida útil do seu motor.

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